Seja bem-vindo(a). Hoje é
►|CEM|A²C|P & D|MATEMÁTICA|AUTORES|CONTATO|JOGOS|*
••• Notícias, Lembretes, etc. •••

►Que tal um curso na modalidade EAD de Astrofísica Geral gratuito e promovido pelo Observatório Nacional ? Acesse-o aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Tenha acesso as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.

►Conheça o programa VENCE - Rede de Ensino Médio Técnico da SEE-SP.

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

domingo, 21 de novembro de 2010

Polígono convexo?

A equação que relaciona o número de lados ( n ) e o número de diagonais ( d ) de um polígono convexo qualquer é:
Essa equação nos permite descobrir qual é a quantidade de diagonais que um polígono possui sem ter que contar uma a uma. Más o que é mesmo um polígono convexo?

Polígono é uma linha fechada e formada por segmentos de reta ou lados, onde cada lado tem apenas um ponto comum com o lado anterior e com o seguinte, mas não com os demais.

Intuitivamente, a ideia de convexo está associada a de não ser concavo, ou seja de não ter cavidades. Primeiro vamos definir figura plana convexa como sendo a região r, parte de uma superfície plana, limitada pela própria figura, onde quaisquer dois pontos X e Y dessa região tem o segmento de reta XY inteiramente contido em r. Veja:
Observando a ilustração, temos as 2 primeiras regiões(da esquerda para direita), figuras planas convexas e as 3 seguintes, figuras planas e não-convexas. Observe também que a 2ª e a 5ª região não correspondem a polígonos, más foram usadas para dar a ideia de convexidade.
Um polígono diz-se convexo quando a região por ele limitada é uma figura plana convexa. A partir da qual concluímos que toda diagonal de um polígono convexo está inteiramente contida na região por ele limitada e que um polígono convexo possui todos os ângulos internos com medida menor que 180°. Só por curiosidade existe algum polígono que o número* de lados é igual ao número de diagonais?
* Veja o post "O Cinco" do mês de agosto/2010

9 comentários:

  1. obrigado conseguir o que eu queria

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter ajudado.
    Prof Carlos

    ResponderExcluir
  3. não me serviu para nada !!!
    péssima informação hein ???
    tchau, muito obrigado por nada professor Carlos Renato.

    ResponderExcluir
  4. Bom... Desculpe-me.

    Prof. Carlos

    ResponderExcluir
  5. Nossa só um anônimo para ser tão arrogante e indelicado.. obrigado prof. Carlos, como profa. de História não sei nada de matemática, mas agora como pedagoga preciso me atualizar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Prof. Claudia,

    Seja bem vinda por aqui... essas coisas as vezes acontecem. Aqui podemos compartilhar, aprender(História, Matemática,...), escrever um pouco sobre nossas experiências como educadores, etc. É um lugar de encontros. Espero que apareça sempre e obrigado pelo comentário.

    Prof. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Voces ajudaram muito no trabalhooooooo XD, origada *-*

    ResponderExcluir
  8. a que não fala o que e polígonos convexos

    ResponderExcluir
  9. esse post não me ajudou muito...

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

» » » Vídeos - Matemática & Educação - Inspire-se, reflita e questione ! « « «

► Conhece mais vídeos? Dê sua sugestão aqui.
Entre outros »
"" - Pensador