✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

sábado, 26 de março de 2011

A prova

Dizem por aí que a raiz quadrada de dois é um dos números responsáveis pela 1ª crise entre os matemáticos gregos, pois o teorema de Pitágoras garantia (e garante até hoje), que esse valor é a medida da diagonal de um quadrado cujo lado mede uma unidade. Nenhum problema haveria se na época os pitagóricos acreditassem que a ideia de número era apenas para os números inteiros e os fracionários (hoje conhecidos como racionais), quando, um dos seguidores, Hipaso de Metaponto, provou e revelou ao mundo a existência dos irracionais, contrariando princípios da escola, e por isso condenado a morte. Para os pitagóricos os números regulavam o mundo (... e até então, não conseguiam dar conta de algo tão elementar: a diagonal de um quadrado.). Foi só no século III a.C. com Euclides de Alexandria que veio a prova: a raiz quadrada de dois não é racional e, portanto existem números não-racionais. Euclides usou um raciocínio, que veremos adiante, denominado de “redução ao absurdo”. Antes, vamos rever e calcular a raiz quadrada de 2 com aproximação decimal, já que se trata de um número irracional. Veja:

1² = 1 e 2² = 4

Logo o valor decimal da raiz quadrada de dois está entre 1 e 2 e escrevemos: Agora vamos considerar, eventualmente, alguns valores entre 1 e 2 para elevarmos ao quadrado e chegaremos a conclusão que:

1,4² = 1,96 e 1,5² = 2,25

Logo o valor decimal está entre 1,4 e 1,5 e escrevemos: Continuando a aproximação decimal até a 2ª casa decimal, encontraremos:

1,41² = 1,9881 e 1,42² = 2,0164

logo sabemos que o valor decimal está entre 1,41 e 1,42 e escrevemos: Aproximando mais ainda encontraremos como valor decimal da raiz quadrada de dois até a 3ª casa decimal:


1,414² = 1,999396 e 1,415² = 2,002225


E concluímos que está entre 1,414 e 1,415 e escrevemos:


Prosseguindo infinitamente, encontraremos a raiz quadrada aproximada de 2 com quantas casas decimais desejarmos, sem, entretanto, encontrarmos um número decimal cujo quadrado dê exatamente 2. Como curiosidade observe o valor decimal aproximado com 30 casas decimais e obtido na calculadora (Deixo aqui registrado os agradecimentos ao santo das calculadoras com mais de 12 dígitos!!!):


Num primeiro momento e intuitivamente isso é suficiente para dizer aos estudantes da educação básica, que estamos diante de um número irracional. Mas será que isso garante a irracionalidade desse número? Não. É necessário a prova, a demonstração, as garantias que mesmo sendo um número decimal infinito em nenhum momento ele vai ter um período (Parte que se repete infinitamente) como, por exemplo, no número: 1,414444... que é um número racional pois é possível escrevê-lo na forma de fração. Então vamos lá.

Sejamos bem vindos aos irracionais.

Um comentário:

  1. Olá Carlos,
    Te convido a participar do projeto UBM, que funciona como um agregador de blogs de matemática. Para filiar-se, basta inserir um banner na sua barra lateral, fazer um post sobre a filiação e seer um seguidor da UBM. Nós inserimos seu link na página de descrição de blogs e também na barra lateral, onde são mostrados os últimos posts de cada blog filiado. Desta forma aumentamos o tráfego entre os blogs.
    Veja
    http://ubmatematica.blogspot.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?