✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

• CEM - Clube de Estudos de Matemática



        Como estudar e aprender Matemática? Devemos dar prioridade à compreensão dos conceitos e/ou à resolução de problemas e exercícios? Estudar sozinho ou em grupo? Existe um método melhor que outro ou varia de pessoa para pessoa? A minha (pouca) experiência diz que dedicação e persistência são qualidades necessárias para quase tudo que se deseja aprender. É nesse sentido que surge o CEM - Clube de Estudos de Matemática, uma iniciativa organizada por meio de atividades, entre outros recursos na web, disponibilizados através das TIC's, para aqueles que desejam avaliar, reforçar e aprofundar as habilidades ou conteúdos de Matemática da educação básica. Inicialmente o projeto atendeu a um grupo de jovens estudantes na escola onde trabalho, entretanto, as atividades encontram-se disponíveis para qualquer pessoa na WEB. Cada atividade é composta por 100 questões previamente selecionadas numa sequência cuja proposta é refazer o trajeto na Matemática.
        Considerando o objetivo ao qual este projeto se propõe, as atividades não devem ser realizadas como uma lista de questões em que você responde todas e confere o total de acertos. A retomada de conceitos, a pesquisa, a compreensão e a própria resolução das questões adotando-se procedimentos matemáticos adequados, são condições necessárias para o avanço entre as atividades. É uma oportunidade para os estudantes que desejam enfrentar exames como os vestibulinhos, concursos ou simplesmente melhorar o desempenho em Matemática. Quando alguma questão lhe trouxer dúvidas, é importante pesquisar o assunto relacionado e aprofundar os conceitos envolvidos. Acesse as atividades, bom estudos e sucesso!


     "Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula ou quase nula." 
(Jacques Chapellon)


Símbolos Matemáticos

Símbolo              Significado           
+Mais (operação: adição)
Menos (operação: subtração)
×, . ou *Vezes (operação: multiplicação)
÷, : ou /Divisão
=Igual
Aproximadamente
Congruente (Medidas)
Semelhança (Geometria)
Diferente
Está contido / É subconjunto
Não está contido
Contém
Não contém
Intersecção
União ou Reunião
Portanto
Porque
Existe
Não existe
Pertence
Não pertence
Conjunto dos números Naturais
ℕ*Conj. dos números Naturais não nulos
Conjunto dos números Inteiros
Conjunto dos números Racionais
Conjunto dos números Reais
Conjunto dos números Complexos
{ } ou ∅Conjunto vazio
Raiz quadrada
Raiz cúbica
Raiz quarta
logb aLogaritmo de a na base b (logaritmação)
<Menor que
>Maior que
Menor ou igual
Maior ou igual
φNúmero "fi" = 1,61803...
πNúmero "pi" = 3,14159...
eNúmero de Euler = 2,71828...
%Porcentagem(por cem)
Permilagem(por mil)
Qualquer que seja
Somatório
Produtório
Infinito
Conectivo "e"
Conectivo "ou"
|n|Módulo ou valor absoluto de n 
#Cardinalidade
/Tal que
( )Parenteses
[ ]Colchetes
{ }Chaves
iUnidade imaginária(Nº. Complexo)
°Grau (ângulos)
'Minuto (ângulos)
"Segundos (ângulos)
Ângulo agudo
±Mais ou menos
ΔDelta(b² - 4ac) - Equação do 2º grau
Paralelo a
Perpendicular a
⇒ ou →Conectivo "Se..., então"
⇔ ou ↔
Conectivo "Se, e somente se"
n!Fatorial de n
PnPermutação de n elementos



Uma Reflexão ...
EU FIZ A DIFERENÇA
   Esta é a história de um escritor que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs, ele passeava a beira-mar para buscar inspiração, e, à tarde, ficava em casa escrevendo. Um dia, caminhando pela praia, viu um vulto que parecia dançar. Quando chegou perto, encontrou um menino pegando as estrelas do mar da areia e jogando-as, uma por uma, de volta ao oceano.
   - Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas por elas. Você joga umas poucas de volta ao oceano... Que diferença isso faz? Indagou o escritor.
   O jovem pegou mais uma estrela da areia, jogou-a no mar, olhou dentro dos olhos do escritor e disse:
   - Para essa... Eu fiz a diferença.
Desconheço o autor
•••
??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?