Como estudar e aprender Matemática? Devemos dar prioridade à compreensão dos conceitos e/ou à resolução de problemas e exercícios? Estudar sozinho ou em grupo? Existe um método melhor que outro ou varia de pessoa para pessoa? A minha (pouca) experiência diz que dedicação e persistência são qualidades necessárias para quase tudo que se deseja aprender. É nesse sentido que surge o CEM - Clube de Estudos de Matemática, uma iniciativa organizada por meio de atividades, entre outros recursos na web, disponibilizados através das TIC's, para aqueles que desejam avaliar, reforçar e aprofundar as habilidades ou conteúdos de Matemática da educação básica. Inicialmente o projeto atendeu a um grupo de jovens estudantes na escola onde trabalho, entretanto, as atividades encontram-se disponíveis para qualquer pessoa na WEB. Cada atividade é composta por 100 questões previamente selecionadas numa sequência cuja proposta é refazer o trajeto na Matemática.
Considerando o objetivo ao qual este projeto se propõe, as atividades não devem ser realizadas como uma lista de questões em que você responde todas e confere o total de acertos. A retomada de conceitos, a pesquisa, a compreensão e a própria resolução das questões adotando-se procedimentos matemáticos adequados, são condições necessárias para o avanço entre as atividades. É uma oportunidade para os estudantes que desejam enfrentar exames como os vestibulinhos, concursos ou simplesmente melhorar o desempenho em Matemática. Quando alguma questão lhe trouxer dúvidas, é importante pesquisar o assunto relacionado e aprofundar os conceitos envolvidos. Acesse as atividades, bom estudos e sucesso!
"Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula ou quase nula."
(Jacques Chapellon)
Símbolos Matemáticos
Símbolo | Significado |
+ | Mais (operação: adição) |
– | Menos (operação: subtração) |
×, . ou * | Vezes (operação: multiplicação) |
÷, : ou / | Divisão |
= | Igual |
≅ | Aproximadamente |
≡ | Congruente (Medidas) |
∼ | Semelhança (Geometria) |
≠ | Diferente |
⊂ | Está contido / É subconjunto |
⊄ | Não está contido |
⊃ | Contém |
⊅ | Não contém |
∩ | Intersecção |
∪ | União ou Reunião |
∴ | Portanto |
∵ | Porque |
∃ | Existe |
∄ | Não existe |
∈ | Pertence |
∉ | Não pertence |
ℕ | Conjunto dos números Naturais |
ℕ* | Conj. dos números Naturais não nulos |
ℤ | Conjunto dos números Inteiros |
ℚ | Conjunto dos números Racionais |
ℝ | Conjunto dos números Reais |
ℂ | Conjunto dos números Complexos |
{ } ou ∅ | Conjunto vazio |
√ | Raiz quadrada |
∛ | Raiz cúbica |
∜ | Raiz quarta |
logb a | Logaritmo de a na base b (logaritmação) |
< | Menor que |
> | Maior que |
⩽ | Menor ou igual |
⩾ | Maior ou igual |
φ | Número "fi" = 1,61803... |
π | Número "pi" = 3,14159... |
e | Número de Euler = 2,71828... |
% | Porcentagem(por cem) |
‰ | Permilagem(por mil) |
∀ | Qualquer que seja |
∑ | Somatório |
∏ | Produtório |
∞ | Infinito |
∧ | Conectivo "e" |
∨ | Conectivo "ou" |
|n| | Módulo ou valor absoluto de n |
# | Cardinalidade |
/ | Tal que |
( ) | Parenteses |
[ ] | Colchetes |
{ } | Chaves |
i | Unidade imaginária(Nº. Complexo) |
° | Grau (ângulos) |
' | Minuto (ângulos) |
" | Segundos (ângulos) |
∠ | Ângulo agudo |
± | Mais ou menos |
Δ | Delta(b² - 4ac) - Equação do 2º grau |
⫽ | Paralelo a |
⊥ | Perpendicular a |
⇒ ou → | Conectivo "Se..., então" |
⇔ ou ↔
| Conectivo "Se, e somente se" |
n! | Fatorial de n |
Pn | Permutação de n elementos |
Uma Reflexão ...
EU FIZ A DIFERENÇA
Esta é a história de um escritor que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs, ele passeava a beira-mar para buscar inspiração, e, à tarde, ficava em casa escrevendo. Um dia, caminhando pela praia, viu um vulto que parecia dançar. Quando chegou perto, encontrou um menino pegando as estrelas do mar da areia e jogando-as, uma por uma, de volta ao oceano.
- Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas por elas. Você joga umas poucas de volta ao oceano... Que diferença isso faz? Indagou o escritor.
O jovem pegou mais uma estrela da areia, jogou-a no mar, olhou dentro dos olhos do escritor e disse:
- Para essa... Eu fiz a diferença.
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